Sejam bem vindos,
A Setran disponibiliza essa área de curiosidades com o objetivo de divulgar os mais diversos conteúdos sobre Infra-Estrutura de Transportes do Pará, Brasil e do Mundo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Asfalto Ecológico
A adição de pó de borracha extraído de pneus velhos ao ligante asfáltico aumenta a durabilidade do pavimento em até 40% e começa a se popularizar entre as concessionárias de rodovias brasileiras. O asfalto-ecológico pode até parecer uma novidade em pavimentação, mas não é. Usado nos Estados Unidos há mais de 40 anos, ele só começou a ser visto no Brasil por volta do ano 2000, depois que a patente que protegia a tecnologia venceu. Foi o start para que a adição do pó extraído de pneus usados ao ligante asfáltico se tornasse praticável.
Transporte Fluvial
A utilização dos rios como via de transporte/navegação sempre foi presente na história da humanidade. Em países desenvolvidos, onde a rede de transporte terrestre é extremamente desenvolvida, as hidrovias ainda assim são de fundamental importância. Desse modo, as hidrovias desses países são modernas, o que torna esse meio de transporte eficiente, incluindo ainda as evoluções nas embarcações fluviais, tendo em vista que no passado eram movidas a vapor, mais tarde passaram a usar o óleo diesel como combustível, o que permitiu aumento na velocidade.
Alça Viária do Pará
A rodovia PA-483, oficialmente Alça Viária do Pará, é um complexo de pontes e estradas que totalizam mais de 74 km de rodovias e 4,5 km de pontes, construídas para integrar a Região Metropolitana de Belém ao interior do estado. Foi inaugurada em setembro de 2002 pelo então governador do Pará,Almir Gabriel. A Alça Viária tem início na rodovia BR-316 na altura do município de Marituba e termina no município de Barcarena permitindo acesso às rodovias PA-475/PA-150 rumo ao sudeste do Pará.