A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciou os trabalhos de recuperação do concreto das estacas de fundação dos blocos da ponte “Moju Alça”, a terceira do complexo da Alça Viária. O procedimento é preventivo, uma vez que a análise técnica da empresa Paulo Barroso Engenharia, não encontrou qualquer comprometimento grave na estrutura da ponte. As avarias, causadas por choques de embarcações, ocasionaram a fragmentação localizada do concreto de parte das estacas, mas não causou dano nas ferragens ou na estrutura.
Segundo o engenheiro da Secretaria, Alfredo Bastos, nesta primeira etapa foi feita a sinalização, com boias e flutuantes de proteção dos pilares que foram afetados. A Setran mantém monitoramento nas estruturas das pontes, tanto do complexo da Alça Viária como nas demais do Estado.
A empresa contratada para o procedimento de reparo na ponte “Moju Alça”, Paulo Barroso Engenharia, é a mesma responsável por vistoriar e realizar ações preventivas em todas as pontes de concreto da malha rodoviária do Estado. Para isso, desenvolveu um Plano de Inspeção para realização de diversas ações que visam garantir a integridade das estruturas, visando a segurança dos usuários.
As ações de manutenção incluem planejamento, mobilização e inspeção preliminar compreendendo a análise de todas as estruturas, com mapeamento e ensaios básicos, definindo a necessidade de execução de serviços de manutenção que ocasionalmente devem ser aplicados em cada ponte.