A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) está concluindo o novo sistema de drenagem de águas pluviais da PA-483 (complexo da Alça Viária com quatro pontes). O serviço faz parte da obra que dará total trafegabilidade à via, que passará ainda por serviços de pavimentação, limpeza lateral da pista e ganhará nova sinalização horizontal e vertical.
Com menos de 20 quilômetros de extensão, a PA-483, que fica na mesorregião Metropolitana de Belém, e é estratégica para o setor produtivo paraense, inicia na Vila do Conde, em Barcarena, passa pelo Trevo do Peteca e encerra na rotatória da Alça Viária, quando inicia a PA-150.
O novo sistema de drenagem da estrada vai eliminar os constantes alagamentos na pista, que dificultam o tráfego de veículos que transitam no local em direção ao porto de Vila de Conde, em Barcarena. “A obra envolve recursos de mais de R$ 15 milhões, e vai resolver, de forma definitiva, os problemas na PA-483. Também estão sendo feitos serviços de manutenção e conservação nas rodovias PAs 151 e 481, que fazem intercessão com o Trevo do Peteca”, destaca Pádua Andrade, titular da Setran.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), cerca de 900 caminhões trafegam por dia no trecho do Trevo do Peteca, em direção ao porto de Vila de Conde, responsável pelo escoamento da produção agropastoril e mineral do Estado do Pará. A conclusão das obras deve ocorrer em dezembro deste ano.