O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (6), a licitação do segundo lote para a pavimentação da PA-256, rodovia pertencente à região de integração do Rio Capim. Serão pavimentados e construídos 150 quilômetros da rodovia, no trecho entre o município de Tailândia até a PA-150.
O segundo lote de licitação para a pavimentação contará com obras em 56 quilômetros da estrada, no trecho entre a comunidade de Vila nova até o entroncamento com a PA-451, situados no município de Tomé-Açu. O trecho tem investimento de mais de R$ 95 milhões. No total, serão mais de R$ 250 milhões, oriundos de recursos internacionais financiados através do Projeto de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado do Pará (Prodeir), do Governo do Estado.
O primeiro lote de serviço teve seu edital publicado no dia 23 de julho de 2020, que contará com 51 quilômetros de extensão, no trecho da travessia do Rio Capim, no entroncamento da PA-150 (Vila Nova), município de Tailândia.
Já o terceiro lote tem previsão de ser publicado nas próximas semanas, terá 43 quilômetros de extensão, no trecho entre a PA-451 até a PA-150, com investimento de quase R$ 80 milhões.
A PA-256 é uma das rodovias mais extensas do Pará, com mais de 360 quilômetros de extensão.
Segundo Pádua Andrade, titular da Setran, o Prodeir construirá mais de 500 quilômetros de rodovias em seis regiões de Integração do Estado, juntamente com seis postos de fiscalização de peso de veículos e ainda a construção e substituição de 31 pontes de madeira por concreto. “Um investimento previsto é de cerca de R$ 800 milhões investidos na infraestrutura de transportes, que vai transformar a realidade social e econômica de mais de uma centena de municípios paraenses”, pontua Pádua.
A PA-256 faz ligação de cinco municípios: Mocajuba, Mojú, Tailândia, Tomé-Açú e Paragominas, cortando mais seis rodovias em toda a sua extensão.
Pacote de obras para a região do Rio Capim
Entre as obras previstas para a melhoria da trafegabilidade na região do Rio Capim, ainda este ano, estão a pavimentação da rodovia Perna Leste, entre a Alça Viária e a PA-140; conservação e manutenção da PA-318, entre a PA-136 e o distrito de Marudá, em Marapanim; construção de 18 pontes em concreto armado e de dois postos de fiscalização de controle de peso.
Com informações de Renan Peniche