Conservar as rodovias estaduais e manter a trafegabilidade da malha viária do Estado com segurança. Este é o principal desafio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) sob a gestão do engenheiro Kleber Menezes, novo titular da secretaria, desde o dia 22 de abril.
Menezes tem em seu currículo 30 anos de experiência na área de logística no estado do Pará, principalmente hidroviária e portuária, motivo o qual considera ter sido a razão de sua convocação pelo governador Simão Jatene para compor a sua equipe de governo.
O "time da Setran", como denomina Menezes, está composto por servidores do quadro funcional da secretaria, todos com vasta experiência, alguns deles, com mais de 30 anos dedicados ao serviço público. Já estão devidamente instituídos nos cargos, Hélio Cardoso, como secretário adjunto, Osmar Sampaio, diretor técnico, Antônio Peck, diretor administrativo financeiro e Thais Cardoso, na chefia de gabinete.
“A secretaria tem um longo caminho para tentar restabelecer a normalidade da malha rodoviária estadual”, explica o secretário, ao se ferir ao cenário da Setran, quanto às obras de recuperação e manutenção em todo Estado.
A secretaria atua em todas as regiões, por meio de Núcleos Regionais, no total de dez, que executam as ações demandadas pela população dos municípios circunscritos a cada núcleo. Em todo território paraense são de responsabilidade da Setran, 8.500 quilometros de estradas, e destes, 3.500 quilômetros de rodovias são pavimentadas e que demandam obras de conservação, restauração e reconstrução de pavimento, e o restante em leito natural ou revestimento primário. Além de cerca de 2.700 metros de pontes, deste total, 1540 metros de pontes de madeira, foram substituídas por estruturas em concreto armado.
O secretário está reunindo com a coordenação de todas as regionais e também tem inspecionado algumas rodovias. Ele explica que é um desafio muito grande manter e conservar estas vias que estão pavimentadas e garantir a trafegabilidade das outras vias ainda em leito natural. Segundo ele, “foi necessário que se fizesse um prognóstico das contas da Setran” e, apesar do cenário pouco animador, já pensa em possíveis alternativas para enfrentar a situação.
“No momento o orçamento que está disposto cobre apenas operações emergenciais, mas já estamos com planos para alocar recursos, por meio da parceria com o Departamento Estadual de Trânsito - Detran, e a Contribuição e intervenção de Domínio Econômico –CIDE e com certeza com comprometimento e empenho vamos honrar todos os compromissos e ainda atender a todas as demandas das rodovias”, finaliza com otimismo.
Entre as possibilidades de otimizar o cenário de logística no Estado no que diz respeito a mobilidade, Menezes aponta a diminuição do volume de cargas diárias que são transportadas em excesso nas rodovias, o que impacta e compromete a vida útil do pavimento. O ideal seria que esse tipo de carga migrasse para as hidrovias, observa o secretário sobre o quanto seria viável o aproveitamento do potencial dos nossos rios. A priorização dos projetos hidroviários e as construções de terminais portuários adequados nos municípios ribeirinhos para que a população tenha mobilidade e possa exercer sua cidadania
Visando por em prática ações conjuntas que possam render parcerias positivas à frente da sua pasta, Kleber Menezes estreitou os laços com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), quando esteve reunido com o secretário Adnan Demarck, e debateram sobre a elaboração de projetos estratégicos e alternativas para vencerem os desafios logísticos do Pará.
Ponte do Moju Cidade
Orçados em 39 milhões de reais, o investimento em obras de reconstrução da ponte Moju cidade segue dentro do cronograma previsto da secretaria de transportes.
Mesmo com toda a complexidade a Setran manterá a previsão de entrega para o dia 31 de dezembro de 2015.
“A obra é complexa porque temos que promover o desabamento sistematizado do tabuleiro da pista de rolamento que desmoronou parcialmente para que possamos reconstruir. Não teria como reconstruir com os escombros ainda pendurados. Foi necessário fazer uma diagnose, um planejamento específico que demandou tempo com estudos, ensaios e testes para que seja feita a “desmontagem” dos escombros com segurança e para que a estrutura completa da ponte não sofra um abalo maior”.
A Setran realizou todas as análises possíveis que vão garantir que a reconstrução tenha êxito e a ponte tenha a sua trafegabilidade normalizada.
Enquanto as obras da Moju Cidade não são concluídas a Setran irá manter o serviços de travessia por meio de balsas que trabalham 24 horas para garantir à população mobilidade. O grupo de trabalho estabelecido pelo Governador Jatene tem atuado em conjunto para que o cidadão tenha atenuado os transtornos causados com a interdição da estrutura
Ressarcimento
A Procuradoria do Estado tem acompanhado o tema para garantir que o custo para a devida reparação seja coberto pelos responsáveis, no caso, a seguradora da Companhia de Navegação da Amazônia – CNA, responsável pelo acidente.
O início da retirada dos escombros está prevista para o próximo dia 20 de maio e o titular da Setran garante que “ não prorrogará a data de entrega das obras”.