A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) fez visita técnica, no último domingo (30) para avaliar todas as condicionantes que darão suporte à equipe de engenharia do projeto base mais viável para a construção da ponte de concreto sobre o Rio Fresco, no município de São Félix do Xingu, no sudeste paraense.
A equipe de engenharia da Setran verificou o melhor ponto para construção do empreendimento, considerando os seguintes critérios: menos interferências urbana predial, áreas de possíveis desapropriações, área para locação da obra e canteiro, facilidade de acesso ao futuro empreendimento, geografia do terreno favorável à construção, levantamento topográfico e batimetria do leito do rio, e ainda a verificação do atual local utilizado nos serviços de traslado de veículos por balsas, na rodovia PA-279.
Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, a partir dessas informações, a equipe de engenharia da Setran iniciou a elaboração do projeto básico para construção da ponte de concreto sobre o Rio Fresco. A estrutura terá mais de 450 metros de comprimento para atender ao gabarito mínimo de navegação neste ponto do rio.
“É uma obra estratégica para o desenvolvimento da região, recebemos recomendações do governador Helder Barbalho para iniciarmos o processo licitatório ainda este ano”, destaca Pádua Andrade.