Em uma extensa agenda na Região do Baixo Tocantins, o governador Helder Barbalho entregou nesta terça-feira (3) duas pontes à população do município de Mocajuba. A primeira foi a Ponte “João do Carmo Pinto”, sobre o Rio Tambaí-Açu, na Vicinal Guariba, área rural do município, e a segunda a Ponte “Fátima Meireles”, sobre o Igarapé Uxipucu, na área central.
A ponte sobre o Rio Tambaí-Açu foi construída por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e a Prefeitura de Mocajuba, enquanto a “Fátima Meireles” é fruto de recursos destinados ao município pelo Ministério da Integração Nacional, quando Helder Barbalho foi o titular da pasta.
Para o governador do Pará, as obras refletem a mudança na realidade vivida pelas comunidades diretamente beneficiadas, "pois a partir da entrega das pontes nós estamos integrando as comunidades, garantindo segurança para quem trafega, segurança paras as pessoas, um direito da população, e, claro, também a trafegabilidade para o escoamento da produção rural desta região. Não há palavras que possam simbolizar a grandeza deste momento, que possam ser mais fortes do que imagens. E a imagem da nova ponte com a imagem da ponte antiga é a demonstração real da mudança que Mocajuba está vivendo nos últimos anos".
Ao longo da Vicinal Guariba vivem cerca de mil famílias de produtores rurais, distribuídas por nove comunidades.
Josias Costa, secretário de Agricultura de Mocajuba, disse que a nova ponte facilitará a vida dos produtores que cultivam pimenta-do-reino, arroz, feijão, mandioca e milho, e ainda os criadores de gado. “A importância dessa ponte não é só para os produtores do gênero alimentício e agrícola, mas principalmente para dar acesso a essas comunidades, porque o grande problema é que essa ponte tinha mais de 70 anos; não tinha mais como reformar. Tinha período que a ponte passava dois dias quebrada", contou. A Vicinal Guariba, com 40 quilômetros de extensão, agora tem uma ponte mista, construída em aço e concreto.
Apoio imediato - Em relação à ponte sobre o Igarapé Uxipucu, construída com recursos do Ministério da Integração Nacional, Helder Barbalho disse que, "nesse período (quando esteve à frente do Ministério) a prefeita Fátima Braga buscava recursos na esfera federal para mudar a realidade do povo de Mocajuba, pois o município não tinha apoio do governo do Estado da época. Quando ela nos procurou, prontamente liberamos recursos para essa ponte, que integra o município no centro da cidade".
Segundo o trabalhador rural Eliseu Viana, tanto a ponte do centro da sede municipal, como a ponte da zona rural, são muito importantes "para nós, que somos agricultores, e precisamos da locomoção todos os dias, de estar transitando da vicinal para a cidade, trazendo nossos produtos".