Após o diálogo que permitiu uma boa solução para ambas as partes, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) garantiram à Justiça do município de Igarapé-Miri o pagamento de indenizações às famílias impactadas pela construção da ponte sobre o Rio Meruú, na Região de Integração Tocantins.
Além das indenizações, a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) também ofertará às famílias o programa social “Sua Casa”, que garante auxílio financeiro para compra de material e pagamento de mão de obra para construção e reforma de imóveis de famílias de baixa renda.
Jobson Pereira, procurador do Estado que coordena o setor jurídico da Setran, explicou que “o objetivo é viabilizar a remoção das famílias de forma pacífica, com total respeito à dignidade desses moradores e, consequentemente, permitir que a ponte sobre o Rio Meruú seja entregue à população paraense dentro do cronograma previamente definido”.
Obra essencial - O passo seguinte consiste em avançar nas tratativas para a desocupação amigável das famílias que moram no lado mais próximo ao município de Mocajuba. Em breve, o governo espera que a área seja integralmente disponibilizada para a execução da obra, essencial à melhoria da mobilidade e ao desenvolvimento econômico da região.
O governo do Estado, por meio da Setran, construirá a ponte sobre o Rio Meruú ao longo da Rodovia PA-151, para eliminar o traslado feito por balsas no trecho. A ponte, que terá 560 metros de extensão por 10 m de largura, deve ser entregue até o final deste ano.