O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) avança na construção da primeira ponte de grande porte, em concreto armado na rodovia PA-151 no município de Igarapé-Miri, região do Baixo Tocantins.
Orçada em R$ 60.771.629,04 , a estrutura, com 560, 88 metros de extensão, mais 200 metros de rampa de encontro, quando concluída substituirá o primeiro trajeto, atualmente realizado por balsa diminuindo o tempo de viagem e beneficiando a população dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Acará, Moju, Mocajuba, Cametá , Baião e Igarapé-Miri, entre outros municípios do Baixo Tocantins.
A obra de construção da ponte sobre o rio Igarapé Miri segue dentro do cronograma planejado. Segundo o diretor técnico de transportes Osmar Sampaio da Setran, o trabalho já atingiu mais de 80% do projeto. “Agora está em andamento a execução do tabuleiro de concreto; execução do muro do sistema terra armada e aterro do encontro E1 e E2; execução de guarda corpo e guarda rodas, além da construção das defensas de proteção dos pilares”, explica Sampaio.
Prevista para ser entregue à população em julho de 2015, a construção da ponte resgata um compromisso assumido pelo governador Simão Jatene com a população da região para melhorar o acesso aos municípios que atualmente se utilizam das travessias vias balsas rebocáveis sobre os rios Miri e Meruú, o que demanda pagamento de passagens pelos condutores dos veículos, dependência de horários estipulados.
Texto: Maísa Portal
Fotos Ulisses Parente