Um mês após ser totalmente interditada, por conta de uma avaria em sua estrutura, a ponte do Outeiro, no distrito de Belém, foi liberada às 5 horas da manhã desta segunda-feira (21) para pedestres, ciclistas e motociclistas, seguindo o planejamento do Governo do Estado. O esquema de segurança montado pelo permitiu o ordenamento do tráfego com muita tranquilidade nas primeiras horas do dia.
O secretário de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, acompanhou presencialmente a ação e detalhou que a liberação parcial tem o objetivo de garantir mais uma opção de conexão entre a ilha de Outeiro e o distrito de Icoaraci, reduzindo fluxo de pessoas nas balsas, navios, ferryboats e lanchas rápidas, evitando aglomerações e reduzindo o tempo de espera para a travessia na 7a rua.
Adler Silveira acompanhou presencialmente o trabalho de liberação da ponte do OuteiroFoto: Marco Santos / Ag. Pará
"A avaliação preliminar revelou uma redução de pessoas nos locais do embarque, com a tendência de que mais pessoas usem a ponte no decorrer da semana, garantindo que a liberação parcial reduza os transtornos causados por sua interdição", pontua Adler Silveira.
Mesmo com a liberação da ponte, todas as operações gratuitas de balsas, ferryboats, lanchas rápidas e barcos ficam mantidas.
"A liberação permite que a gente não precise utilizar o serviço de balsas, de navios", disse o aposentadoa Valdomiro Souza, que mora há quase 50 anos no Outeiro.
Fluxo
Agentes do Detran trabalham neste momento em cada lado da ponte, orientando e organizando o tráfego no local. A função do órgão, neste momento, é administrar o fluxo de entrada e saída a fim de garantir melhor desempenho de deslocamento e segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Bento Gouveia, diretor técnico operacional do Detran, destacou que no primeiro momento da operação foi planejado um movimento exclusivo no sentido de saída da ilha, no horário de 5h às 7h, e de 17h às 19h no sentido único de entrada na ilha, "mas no outros horários o tráfego está liberado nos dois sentidos para dar mais comodidade e conforto aos moradores da ilha", destacou.
Bento Gouveia, diretor técnico-operacional do Detran, explicou sobre o planejamento para o tráfego na áreaFoto: Marco Santos / Ag. Pará
Alessandro Félix, presidente da Federação de Mototaxistas do Estado do Pará, veio acompanhar o início da operação de liberação.
"Queremos agradecer ao nosso governador e a todo sistema de Sistema de Segurança Pública do Estado por se sensibilizar com a vida do Outeiro, permitindo que pedestres, ciclistas e pedestres que fazem do seu ir e vir seu ganha pão de todo dia em cima da sua motocicleta ", pontuou.
A ponte do Outeiro foi interditada no último dia 17 de janeiro deste ano após perder o pilar central, ocasionado por um choque de uma embarcação. A estrutura passou por obras de reforço para que pudesse ser liberada para pedestres, ciclistas e motociclistas. Todo o equipamento público está em obra de reconstrução e irá ganhar um novo pilar central, que deve atingir, ao final da obra, 62 metros de altura. Serão instalados também 30 cabos estais, a exemplo da obra feita na ponte União da Alça Viária. A ponte possui 360 metros de extensão e foi construída em 1986.