Um antigo corredor logístico aberto no início dos anos 2000 está prestes a ser entregue à população paraense totalmente construído e pavimentado: a Perna Leste, uma rodovia projetada para ser um braço de interligação da Alça Viária, mas que nunca fora pavimentada, finalmente recebe os últimos quilômetros de asfalto.
A execução total dos serviços abrange 45 quilômetros de asfalto e a construção de quatro pontes. Atualmente, precisam ser concluídos os últimos 9 quilômetros de asfalto e a última ponte em construção.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, a Perna Leste garante um corredor logístico que interliga a Alça Viária e porto de Vila do Conde, com a rodovia PA-140, e adiante para a rodovia Belém-Brasilia, "colocando mais um rota segura para o agronegócio, para a mineração, além de garantir qualidade de vida para a população do nosso estado, que se livra da poeira do verão e da lama no inverno", pontua Silveira.
A obra de construção e pavimentação da Perna Leste vai do entroncamento da Alça Viária até a rodovia PA-140, no município de Bujaru, dando acesso rodoviário àquele município para quem se desloca da Região Metropolitana de Belém (RMB) e de outros municípios por meio da Alça Viária. A previsão é que a Perna Leste deva ser entregue construída e pavimentada ainda este ano.