A Secretaria de Estado de Transporte (Setran) concluiu na madrugada desta quarta-feira (18) a obra de instalação da viga central do mastro da ponte do Outeiro, em Belém. O tráfego de veículos, que havia sido interditado à meia-noite, foi liberado às 6 horas.
A operação de içamento da viga de aço, que é composta de quatro estruturas de cerca de quatro toneladas, com três metros de altura e 13 metros de comprimento, elevou a estrutura a 32 metros de altura da pista de rolamento, e a fixou entre os dois pilares do mastro central da ponte.
Os trabalhos, realizados em quatro dias consecutivos, ocorriam na madrugada, a partir de meia-noite e encerravam por volta de 5h da manhã. Os operários da Setran deram início às atividades no último sábado (14), e finalizaram a obra nesta quarta-feira (18).A interdição do tráfego foi programada nos horários para que a manobra com dois guindastes ocorresse com total segurança. Uma balsa ficou disponível no porto da 7ª rua, durante os horários de interdição, para fazer a travessia de pedestres e veículos de todos os portes. Segundo o secretário de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, a operação de instalação da estrutura da viga da ponte do Outeiro foi realizada na madrugada com o objetivo de minimizar o impacto da interdição do tráfego para a população do distrito de Outeiro. "Além da disponibilizar a balsa para a travessia entre Icoaraci e Outeiro, fizemos ampla divulgação da interrupção do tráfego. A operação de trânsito contou com apoio da Polícia Militar, Semob e Detran, e tudo ocorreu dentro do programado", detalhou Silveira. A próxima etapa da obra é fazer a instalação dos 8 cabos-estais que ainda faltam do total de 16 necessários para garantir a sustentação da estrutura da ponte. Os primeiros oito cabos iniciais foram instalados no final do ano passado, quando a ponte teve tráfego total liberado de forma contínua e em duas pistas. A finalização da instalação dos cabos ocorre após o mastro central atingir a altura de 50 metros.
Novo projeto - Para evitar novos acidentes e garantir uma ponte moderna e mais segura, a Setran está reconstruindo a estrutura em novo projeto, pelo sistema de cabos estais, semelhante às pontes sobre o rio Guamá e sobre o rio Moju, no complexo da Alça Viária. O novo projeto permitiu aumentar o vão de navegação na ponte do Outeiro sobre o rio Maguari de 60 metros para 100 metros.
A ponte recebe ainda obra de restauração total dos pilares remanescentes, novo guarda corpo para pedestres, pintura em toda sua estrutura e iluminação.