A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) asfaltou 52 por cento da obra da PA-370, a Transuruará, que interliga a região do Baixo Amazonas com a região do Xingu e é acesso a municípios da Transamazônica. O trecho em obra da rodovia, recebe asfalto pela primeira vez, e inicia em Santarém, próximo à hidrelétrica de Curuá-Una, e vai até a cidade de Uruará, na região do Xingu.
São cerca de 150 quilômetros de estradas em obras, que iniciam em Santarém com a denominação de PA-370 e ganha o nome de Transuruará na altura do município de Uruará, que recebem pela primeira vez obras de construção e pavimentação.
Entre os serviços executados na rodovia PA-370/Transuruará estão: implantação de rede de drenagem de águas pluviais, sub-base, base, implantação de acostamento, terraplanagem, asfaltamento. Em seguida será feita a sinalização horizontal e vertical de trânsito para garantir a segurança de quem trafega. Segundo o titular da Setran, Adler Silveira, a obra da PA-370/Trqansuruará é um trajeto alternativo à Transamazônica para acessar vários municípios e, inclusive conectar a região do baixo Amazonas com a capital paraense, “encurtando distância, e garantindo maior segurança nas estradas, uma vez que o traçado da PA-370/Transuruará reduz em 160 quilômetros a distância de Santarém para a Região Metropolitana de Belém (RMB)”, destacou.
No trecho em obras a Setran também constrói duas pontes: uma sobre o rio Curuá-Una, em Santarém (60 metros); a outra, no trecho da rodovia em Uruará, sobre o rio Tutui (50 metros).
Ao todo a PA-370/Transuruará tem cerca de 200 quilômetros de extensão dos quais cerca de 50 quilômetros foram asfaltados anteriormente.
A rodovia é acesso para Uruará, município que faz parte do polo produtor de cacau no Estado do Pará, facilitando o escoamento da produção por meio do porto de Santarém.