A ponte sobre o Rio Guamá, em Capitão Poço, que foi levada pela força da enchente há cerca de um ano e meio está sendo finalizada em concreto armado. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) executa a pavimentação da pista da ponte, na PA-253, na fronteira entre os municípios de Capitão Poço e Santa Luzia do Pará, rota alternativa para quem vai para o Estado vizinho do Maranhão e acesso também para seis comunidades da etnia Tembé, da terra indígena Alto Rio Guamá, entre os dois municípios.
O professor Luís Guimarães utilizou a PA-253 para ir ao Maranhão, e ficou surpreso ao verificar que há uma travessia no balsa no trecho do Rio Guamá. Ele avalia que a ponte em concreto vai facilitar a vida, “de toda a população daqui, tanto da população que trafega para ir ao Maranhão quanto da população local. Com a balsa a gente passa um tempo esperando ela voltar para que possa atravessar, com a ponte tudo será muito mais rápido”, disse o professor. A oferta do serviço de balsa é feito de forma gratuita pela Setran, desde a ruína total ponte de madeira. A nova ponte em concreto contendo 100 metros de extensão tem porte médio, e fica no trecho do entroncamento da PA-124 com a BR-316.
Segundo o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, a obra faz parte do trabalho desenvolvido pelo governo estadual, que investe de forma intensiva na infraestrutura em transporte no Pará. "Estamos trabalhando para garantir a retirada de pontes de madeira das estradas estaduais e das vicinais, por meio de convênio, substituindo por estruturas de concreto, que formam corredores seguros, garantindo o direto de ir e vir com segurança dos cidadãos, e permitindo a formação de corredores logísticos competitivos do agronegócio", afirma o secretário.
A PA-253 tem mais de 124 quilômetros de extensão e é acesso para Capitão Poço.