A primeira viga metálica do módulo 5 da Ponte Moju Cidade, a 120 quilômetros de Belém, no nordeste do Pará, foi içada nesta terça-feira (10). A peça restaura definitivamente a integridade do elevado, pois logo após a soldagem começa a construção da laje sobre a qual será assentada a nova pista.
Nos últimos dias foram feitos o macaqueamento vertical (movimentação da estrutura para que ela retorne ao nível e prumo) e o traslado na estrutura remanescente do módulo 6 (lado Abaetetuba) e módulo 5 (lado Moju), para posicioná-la de acordo com o projeto original, além do lançamento das duas vigas metálicas, lançamento de pré-lajes e armação da ferragem da laje do tabuleiro do módulo 6 (lado Abaetetuba).
“Hoje (terça-feira), após três meses de trabalhos diuturnamente, constatamos que tudo que foi dimensionado e determinado está apresentado no atual estágio de andamento da obra, com a conclusão e liberação do tráfego para o fim de dezembro”, diz o fiscal da Secretaria Estadual de Transportes (Setran), Paulo Mariano.
Para os próximos dias estão previstos o lançamento da segunda e última viga metálica do módulo 5, serviços de solda e travamento, lançamentos das pré-lajes correspondentes, armação da ferragem da laje do tabuleiro dos módulos 5 e 6, até a concretagem dos tabuleiros. Para isso, 130 homens trabalham de forma contínua, obrigando a empreiteira a revezar equipes 24 horas por dia.
“Quando da retirada da primeira língua, no fim do mês de junho, a estrutura ‘respirou’, e com a conclusão da remoção em três partes da outra língua, tivemos a certeza de que o restante da estrutura atingida poderia ser aproveitada com total segurança. Durante os estudos, foi feito o acompanhamento topográfico em toda a estrutura e verificamos as correções que seriam necessárias”, detalha o fiscal da Setran.
A ponte Moju Cidade precisou ser restaurada após um acidente ocorrido em 24 de março de 2014, quando uma balsa carregada com 900 toneladas de dendê bateu e destruiu uma coluna da estrutura.