A construção da ponte sobre o Rio Alto Acará, na PA-256, no nordeste paraense, já contabiliza 50% da estrutura pronta, entre as comunidades de Forquilha (Acará) e Vila Palmares (Tailândia), encerrando em breve a operação de mais uma travessia por balsa no Pará.
Os operários da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) atuam em duas frentes de trabalho para erguer uma estrutura, que terá 280 metros de extensão e está sendo erguida com sistemas de proteção contra choques de embarcações. Segundo o titular da Setran, Adler Silveira, as duas frentes de trabalho, uma sobre o rio e outra terrestre, estão focadas em garantir a agilidade da construção que garantiu 100% das fundações, que são as estacas escavadas; 74% dos blocos prontos e 65% dos pilares, assim como 40% das vigas-pré-moldadas, cuja confecção ocorre em um canteiro terrestre.
Os dolfins de proteção dos pilares contra choque de embarcações também contabiliza 40% prontos. “A construção da ponte sobre o rio Alto Acará faz parte do projeto de construção e pavimentação de 150 quilômetros de asfalto na PA 256 e a construção de 18 pontes em concreto, que garante a criação de um novo corredor logístico ao porto de vila do Conde (Barcarena) paralelo à BR 010”, destaca Adler Silveira. A PA-256 é uma das vias mais extensas e importantes do Pará, com 364 quilômetros de extensão. A rodovia interliga nove municípios: Mocajuba, Cametá, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas. O prazo previsto para a entrega da PA-256 toda pavimentada e com sinalização de trânsito horizontal e vertical é julho deste ano.
Além da ponte sobre o Rio Alto Acará a PA 256 recebe outras 17 novas pontes em concreto armado. Sete delas estão prontas e há ainda outra ponte de grande porte sendo construída sobre o Rio Alto Capim, com 580 metros de extensão, localizada entre os municípios de Paragominas e Ipixuna do Pará.