A obra da PA-370/ Transuruará contabiliza 60 quilômetros de asfalto concluído. A via liga Santarém, no Baixo Amazonas, a Uruará, no Xingu. Para o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) - órgão executor da obra- Adler Silveira, a construção e pavimentação da estrada é emblemática para o governo estadual.
“É uma obra que a população das duas regiões não tinha mais nem esperança que pudesse acontecer, e ela está caminhando, avançando entre dois municípios (Santarém e Uruará) garantindo desenvolvimento para aquelas regiões, e principalmente segurança e mobilidade no modal rodoviário para quem vive em municípios da Transamazônica”, pontua Adler Silveira. A PA-370/Transuruará é caminho do escoamento do cacau dos municípios da transamazônica que são maiores produtores do fruto de todo o Brasil. Segundo levantamento feito em 2022 pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap) o município de Uruará é o segundo maior produtordo cacau com 15842 toneladas ao ano, o equivalente a 12% da produção do estado do Pará. O primeiro município é Medicilândia com produção de 43116 toneladas ao ano, o equivalente a 32,6% da produção no Pará. A produção do cacau é destinada para consumo interno no estado, mas também é escoado para todo o Brasil e exterior.
A rodovia, que inicia em Santarém com a denominação de PA-370, ganha o nome de Transuruará na altura do município de Uruará, recebe serviços de implantação de rede de drenagem de águas pluviais, sub-base, base, implantação de acostamento, terraplanagem, asfaltamento. Em seguida será feita a sinalização horizontal e vertical de trânsito para garantir a segurança de quem trafega.
Ao todo a rodovia tem cerca de 215 quilômetros de extensão dos quais apenas cerca de 70 quilômetros estavam asfaltados. Além da construção e pavimentação a Setran também constrói duas pontes de concreto de médio porte no trecho da PA 37/Transuruará, sobre o rio Curuá-una e sobre o rio Tutui.