Início >> Noticia >> Setran ergue última viga da Ponte Moju Cidade

Setran ergue última viga da Ponte Moju Cidade

Falta concluir pouco mais de 10% da obra de recuperação na Ponte Moju Cidade, executada pelo governo do Estado.


A motorista Leila Cardoso trabalha com transporte de madeira. Com seu caminhão, ela precisa fazer a travessia próximo à Ponte Moju Cidade, no nordeste do Pará, toda semana, usando a balsa. Antes do acidente ocorrido em março do ano passado, quando uma embarcação bateu e destruiu uma coluna da estrutura da ponte, o trajeto não era tão cansativo. “Passo por aqui, geralmente, duas vezes por semana. Às vezes é uma demora, uma confusão, um cansaço. Com a liberação da ponte vai ser muito melhor, e voltar a ser como antes. Ela vai mudar a vida de todo mundo. A gente conta com isso”, diz.

                                  

Falta concluir pouco mais de 10% da obra de recuperação na Ponte Moju Cidade, executada pelo governo do Estado. O fim dos trabalhos está previsto para 31 de dezembro, segundo a Secretaria de Estado de Transportes (Setran). Todas as quatro vigas, com 21 toneladas cada, foram içadas. A última delas foi erguida nesta quarta-feira (11).

                                                              

“Com essa etapa de hoje (quarta), atingimos 88% do total executado da obra. Posteriormente faremos a solda e o travamento desta viga metálica com a estrutura remanescente, e na sequencia o lançamento das pré-lajes e a armação das ferragens do tabuleiro da ponte. Em seguida, faremos a concretagem final, que vem concluir o trabalho de recuperação deste trecho colapsado”, detalha o engenheiro fiscal da Setran, Paulo Mariano.

                                                                    

Até o fim do ano, serviços complementares também estão previstos, como sinalização e asfaltamento. “Temos ainda serviços que vão complementar tudo isso, como o asfaltamento de toda a extensão da ponte, sinalização e iluminação. Tudo para que, quando liberada para o tráfego, a ponte esteja totalmente recuperada. É essa a nossa finalidade”, frisa o engenheiro da Setran.

                                 

Laudo feito por especialistas após o acidente, ainda em 2014, recomendou a reconstrução do trecho de 72 metros da ponte, correspondente ao vão anterior e posterior ao pilar 14, que ruiu ao ser atingido pela balsa. Além disso, aconselhou o fortalecimento da estrutura remanescente em toda a área de propagação do impacto provocado pelo choque, cerca de 240 metros entre os vãos 12 e 17. O içamento da última viga do módulo 5 fecha totalmente a parte da ponte que foi colapsada.

Tatiane Dias
Secretaria de Estado de Comunicação
Por: SECOM
Publicado em: 11/11/2015 e atualizado em 12/11/2015 as 11:33:30
Fonte: SECOM

Galeria


Engenheiro Fiscal da Setran, Paulo Mariano.
Acredito que ela vai mudar a vida de todo mundo, a gente conta com isso”, falou a motorista Leila Cardoso.
Setran faz içamento da última viga na Ponte Moju Cidade.
Setran faz içamento da última viga na Ponte Moju Cidade.
Setran faz içamento da última viga na Ponte Moju Cidade.
Setran faz içamento da última viga na Ponte Moju Cidade.


Retornar às Notícias