A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) acelera a obra de construção da ponte sobre o Rio Alto Acará, na PA-256, no nordeste paraense. A obra chegou a marca de 60% pronta e segue no período do verão paraense com várias frentes de trabalho.
Localizada entre as comunidades de Forquilha (Acará) e Vila Palmares (Tailândia), com a conclusão da obra, o governo do Estado encerrará mais uma operação de travessia por balsa nas rodovias paraenses. São 280 metros de ponte construídas dentro do padrão náutico, que evita colisões de embarcações com a estrutura da ponte. Titular da Setran, Adler Silveira frisa que a obra avança com a conclusão das fundações com estacas de 1,5metros todas as 16 unidades executadas, assim como todos os seis blocos e 12 pilares prontos.
”Já sobre as vigas pré-moldadas, falta apenas uma das 16 necessárias, assim como as vigas metálicas do vão de navegação com 10 unidades executadas do total de 12 necessárias. Avançamentos também com a instalação dos dolphins de proteção do vão de navegação com todas as 24 estacas e quatro blocos executadas”, detalha o secretário Adler Silveira. Há ainda um canteiro de obra terrestre onde são feitas várias outras partes da pontes como lajes e pré-lajes, entre outras estruturas. A construção da ponte sobre o rio Alto Acará faz parte do projeto de construção e pavimentação de 150 quilômetros de asfalto na PA-256, que contempla ainda além da ponte sobre o rio Alto Acará mais 17 pontes em concreto, das quais 9 estão prontas, e há ainda outra ponte de grande porte sendo construída sobre o Rio Alto Capim, com 580 metros de extensão, localizada entre os municípios de Paragominas e Ipixuna do Pará. A PA-256 é uma das vias mais extensas e importantes do Pará, com 364 quilômetros de extensão. A rodovia interliga nove municípios: Mocajuba, Cametá, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas.