A futura ponte terá 764 metros de extensão e será totalmente construída em concreto, oferecendo uma solução duradoura e resistente para as necessidades da região
Um passo significativo para a região de integração do Guamá foi dado neste sábado (04), quando o Governo do Pará realizou a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma ponte sobre o Rio Guamá, na PA-127, no município de São Domingos do Capim. A futura ponte terá 764 metros de extensão e será totalmente construída em concreto, oferecendo uma solução duradoura e resistente para as necessidades da região.
"Esse momento é esperado há muito tempo. É a realização de um sonho, cada família dessa região sabe a importância do dia de hoje. Esse passo permitirá que possamos construir essa ponte sob o rio Guamá, próximo ao rio Capim, fundamental para promover o crescimento econômico e a integração social em São Domingos do Capim. Estamos construindo mais do que uma estrutura física; estamos construindo oportunidades e conectando comunidades para um futuro mais próspero e inclusivo”, informou o governador do Pará, Helder Barbalho.
Com um vão de navegação com 160 metros de largura e 15 metros, a ponte proporcionará uma passagem desobstruída e segura para as embarcações locais. Uma característica notável será a presença de Dolfins (Defensas) de proteção dos pilares do vão de navegação, garantindo a segurança das operações fluviais.
Além disso, a ponte contará com uma faixa dedicada a pedestres e ciclistas, promovendo a mobilidade sustentável e segura na região. Com uma largura total de 11,2 metros, a estrutura oferecerá amplo espaço para o tráfego de veículos e garantirá a segurança dos usuários.
Este projeto representa um investimento substancial de mais de R$ 111 milhões do tesouro estadual, visando aprimorar a infraestrutura e promover o desenvolvimento da área.
“Esta iniciativa trará benefícios significativos para a região, incluindo mais segurança, mobilidade e infraestrutura. A construção da ponte reforça a movimentação do turismo e da economia local, facilitando o acesso a áreas de interesse e estimulando o desenvolvimento econômico regional”, informou Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), órgão responsável pela obra.
Escoamento de produção
Com uma infraestrutura moderna e eficiente, a ponte possibilitará uma maior escoação da produção local. Entre os principais produtos da região, destaca-se a mandioca, com uma produção estimada em 150 mil toneladas, seguida pelo dendê, com 42 mil toneladas, e o açaí, com 11,4 toneladas. Essa maior capacidade de transporte contribuirá para impulsionar a economia local e melhorar as condições de vida da população.
"Teremos, em breve, uma ponte que vai facilitar o transporte dos nossos produtos. Vai economizar tempo e dinheiro, sem falar da segurança; estou muito feliz por esse projeto e tudo o que ele vai trazer de bom”, informou o agricultor local, Maurício Ferreira.
"Estou muito animado com a construção dessa ponte. Vai melhorar e muito as nossas vidas. Ter que pagar balsa e ficar esperando acaba atrapalhando nossa rotina. Mas com essa ponte será um novo horizonte para nossa comunidade, um novo tempo para São Domingos do Capim”, disse o soldador Adson Souza.