Os investimentos contemplaram ainda titulação de terra, agências transfusionais, orlas, mercados e batalhões da Polícia Militar
As áreas de habitação, infraestrutura, saúde, educação, fundiária e segurança foram as principais contempladas com as entregas de obras e serviços do Governo do Pará em julho de 2024. No mês foi registrada a maior entrega do benefício habitacional “Sua Casa” deste ano, até o momento. O programa habitacional, executado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), já beneficiou 6.425 famílias, em 19 municípios.
A política pública auxilia na construção e reconstrução de residências de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. O cheque, com valor que pode chegar até a R$ 21 mil, chegou em julho para famílias de Moju, Santa Izabel do Pará, São Geraldo do Araguaia, Piçarra, Curuçá, Magalhães Barata, Salinópolis, Quatipuru, Pacajá, Breu Branco, Bragança, Sapucaia, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Igarapé-Miri, Marapanim e Belém.
Titulação – Na área fundiária, cerca de mil títulos individuais definitivos de terras foram entregues em julho para famílias de produtores rurais do Pará, nos municípios de Igarapé-Miri, Augusto Corrêa e Moju. Já em Tailândia, o Governo do Estado entregou para a prefeitura o título patrimonial definitivo da Vila dos Palmares, comunidade quilombola do município, que vai garantir mais segurança jurídica a mais de 7 mil famílias que moram na área.
Infraestrutura – A entrega da ponte sobre o Rio Fresco representa um marco na vida dos moradores do município de São Félix do Xingu e de toda a área de influência da Rodovia PA-279, permitindo a mobilidade com segurança e o desenvolvimento do sul e sudeste do Pará. Denominada "Ponte Francisco Torres de Paula", a estrutura de 480 metros quadrados (m²) é a primeira construção deste tipo erguida na localidade, garantindo também agilidade no escoamento da produção.
"Esta obra, que liga a sede de São Félix do Xingu ao Distrito de Taboca, não só facilita o transporte e a logística local, mas também melhora a qualidade de vida dos moradores ao garantir um acesso mais seguro e rápido. Com esse equipamento, reforçamos a integração regional e impulsionamos a economia local, promovendo novas oportunidades de negócios e crescimento”, ressalta Adler Silveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra).
Entre outras obras de infraestrutura entregues, estão: novas orlas de Igarapé-Miri e Breu Branco; novo Ginásio Poliesportivo de Quatipuru; Praça do Triângulo, em São Félix do Xingu; pavimentação em Pacajá, Tailândia e Santana do Araguaia; mercados de Novo Repartimento e Santa Izabel do Pará; módulo 1 da Nova Feira Municipal de Tucuruí e o novo Terminal Rodoviário de Santana do Araguaia.
Saúde – Os investimentos na área de saúde incluíram, em julho, a entrega das obras de reconstrução e modernização do Espaço Acolher e da Enfermaria Maria Goreth, na área centenária da Fundação Santa Casa, em Belém. “O governo do Estado deu estrutura financeira e fiscal para a execução de investimentos, feitos para a gente avançar nas melhorias do Hospital. Isso é importantíssimo, principalmente para reforçar nossa força de trabalho, nosso time operacional, que todos os dias dedica sua energia para atender à nossa população. Então, é muito importante tanto para a saúde do servidor quanto para atendimento à nossa população”, destaca Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa.
O Governo entregou ainda três Agências Transfusionais, da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), nos municípios de Salinópolis, Santana do Araguaia e Bragança, além dos hospitais Municipais de Eldorado do Carajás e Santana do Araguaia, e da Policlínica de Bragança.
Educação –Mais duas escolas estaduais totalmente reconstruídas foram entregues em julho. Em Sapucaia, a Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire atende mais de 230 estudantes, e em Piçarra a Escola de Ensino Fundamental e Médio Alice Silveira Lima garante a formação educacional a mais de 900 alunos. Outro investimento na área foi a entrega, em Marabá, de cheques do “Bora Estudar”, maior programa de reconhecimento ao bom desempenho escolar do Brasil, em âmbito nacional.
CredCidadão - Programa que incentiva a geração de trabalho e renda entre microempreendedores, o “CredCidadão” contemplou profissionais em Curionópolis, Eldorado do Carajás, Belém, Curuçá, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia no mês de julho.
Segurança – Em julho, o governo do Estado também entregou as novas instalações do 12° Batalhão de Polícia Militar no município de Santa Izabel do Pará; novos equipamentos e a reconstrução do 45ª Batalhão da PM, em Tailândia; novo Quartel do Comando de Policiamento Regional III, 5° BPM/24º Pelotão Destacado em Curuçá, além de coletes balísticos para Novo Repartimento, Pacajá e Moju.