A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) concluirá, no final de junho, a reconstrução do sistema de drenagem de águas pluviais e do pavimento asfáltico do Trevo do Peteca, que fica na intercessão da PA-481 com a PA-483, em Barcarena, no nordeste do Pará.
Duas equipes trabalham na construção de 700 metros do novo sistema de drenagem de águas pluviais, garantindo assim que não ocorram novos alagamentos no local.
Após a construção do novo sistema de drenagem, será feita a reconstrução total do trecho da rodovia, que historicamente sofre com o grande fluxo de veículos que passam pelo local.
A obra vai beneficiar o trecho do Entroncamento da Alça Viária, incluindo o Trevo do Peteca, no KM-04, até Vila do Conde, em Barcarena. Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, a primeira equipe está há cerca de 500 metros da área alagada, executando nova rede de drenagem.
“A nova tubulação vai triplicar a capacidade de vazão das águas, e após este serviço, iniciará, imediatamente, a restauração total da pista no trevo do Peteca no sentido à Abaetetuba, resolvendo de forma definitiva esse problema de trafegabilidade naquele trecho”, destaca Pádua.
Outra equipe está trabalhando no trecho entre o Trevo do Peteca e o Trevo da Alça Viária. Semana que vem outra equipe estará com trabalhos também no trecho do Trevo do Peteca até o Trevo da Vila dos Cabanos.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) garante que, por dia, 900 caminhões trafegam pela PA-483 e utilizam a área do Trevo do Peteca como estacionamento, para aguardar a hora de carga e descarga no Porto de Vila do Conde, por onde são exportados minerais (bauxita e minério de ferro), vegetais (soja e milho) e bois vivos, entre outros produtos.